domingo, 12 de agosto de 2012

Tudo tem seu preço



Agora tenho certeza de algo que já sabia há tempos, mas não queria aceitar, já que a gente sempre quer encontrar o meio mais fácil de resolver as coisas. Compreendi que, o tempo todo, o que a vida requer é coragem. Sei que isso soa bem clichê, que em cada esquina vai ter alguém falando exatamente a mesma coisa. Mas, quer saber? Quem foi que disse que o que é clichê não é verdade?

Quando crescemos, entendemos que tem coisa que é certa, e tem coisa que é errada. E tem coisa que é o melhor a ser feito num determinado momento. Você sabe que é melhor não usar drogas, não deixar de estudar, não tomar sol sem protetor solar e não brincar com os sentimentos das pessoas. Nem sempre é isso que você vai fazer, mas a questão é que você sabia o que devia ter feito.

O negócio é que a gente tem medo de perder. Tem medo de jogar tudo pro alto e não conseguir construir uma história melhor. Precisamos guardar muito bem na cabeça que ganhar também implica em perder. Existem coisas que são incompatíveis e, por isso, não podem coexistir. Então, chega a hora de abrir mão de alguma delas. Só quem arrisca “corre o risco” de chegar aonde quer, porque não existe sonho que venha correndo até você pra se realizar e te realizar.
  
A vida não é jogo de duas escolhas. Ou a gente quer ou não quer. Ou vai ou racha. É sim ou não, e nada de meio termo. Mas, quando os problemas vêm, chegam acompanhados por uma infinidade de hipóteses que ficam o dia todo, perambulando pelo pensamento, como se tivessem feito uma lavagem cerebral antirraciocínio, para que você, nem de longe, consiga organizar as ideias.

É mesmo meio avesso não saber o que vai acontecer no futuro e, ainda assim, ter que fazer uma escolha. Primeiro, vem a atitude; depois a resposta que esclarece as dúvidas. Resposta que representa a recompensa pra quem teve a coragem de arriscar o que tinha nas mãos por algo a mais. Não é a toa que decisão, no dicionário, é definida como coragem.

Para enfrentar os problemas, não é necessário estar pronto para encarar as consequências, pois estar disposto já inicia a preparação. Nada é tão maravilhoso como a gente sempre quis, mas, descobrindo os benefícios por trás do que parecia só possuir lado ruim, passamos a entender que nada precisa ser perfeito para que seja bonito. Sem coragem não existe vitória, porque a vida só oferece êxito pra quem, antes, aceitou pagar o preço caso nada desse certo.


Nenhum comentário: