domingo, 3 de junho de 2012

Bons motivos



Em uma bela manhã ensolarada de terça-feira, ainda bem cedo, uma jovem andava pela praça de sua cidade. De uns tempos pra cá, vinha perdendo o entusiasmo pela vida e se tornando uma pessoa triste e abatida. Já não encontrava nada que a fizesse sorrir além da aparência.

Sentou-se em um dos bancos e ficou a olhar para o nada, perdida em seus mais melancólicos e questionadores pensamentos.

A certa altura, notou que se assentou ao seu lado um velho senhor, de boina clara, camisa de botões, calça de tecido escuro e sapatos já velhos, porém bem lustrados. Ele alimentava, com grãos de milho, os pombos, que já haviam se acostumado com sua presença e vez ou outra, quando passava alguém passeando com um cachorro, gentilmente iniciava uma conversa sobre o animal e acariciava-o, com um lindo sorriso de satisfação.

Trazia consigo um pequeno saco de papel, de onde ia, aos poucos, retirando o milho. De tempos em tempos, levantava-se e atravessava, com certa dificuldade, toda a praça. Fazia sempre algumas pausas pelo caminho, puxando um dedinho de prosa com as pessoas que passavam, até que chegava a um grande pacote de milho, que estava em um banco desocupado, e enchia o pequeno saquinho.

A moça ficou a observar, por algum tempo, o comportamento do senhor, que fingiu não perceber a atenção voltada para ele. Então, intrigada ela perguntou:

 - Escuta, o senhor vem aqui todos os dias?

- Sim, não posso deixar que os pobres animais morram de fome.

- Mas não se cansa de fazer a mesma coisa todos os dias?

- A senhorita tem um emprego?

- Tenho.

- E não se cansa de fazer a mesma coisa todos os dias?

Visivelmente desconfortável com seu infeliz comentário, ela tentou mudar o rumo da conversa, aproveitando para perguntar a ele sobre o que havia despertado sua curiosidade:

- Por que o senhor não traz o pacote maior pra cá, ao invés de toda hora se levantar e ir até o outro lado encher o pacote pequeno?

- É que a cada vez que me levanto e caminho até o lado de lá, fortaleço meu físico e minha mente, que já não são mais tão jovens quanto os seus. Também conheço pessoas diferentes e no pouco tempo em que converso com elas, sempre aprendo e ensino alguma coisa. Já fiz alguns bons amigos por aqui. A cada volta que dou nesta praça, consigo andar com mais destreza. Vou embora, todas as manhãs, um homem diferente e mais disposto a voltar no próximo dia. Às vezes, precisamos criar motivos para não nos encarcerarmos pela nossa liberdade de escolha, que tende a nos aprisionar em abismos escuros e sombrios, alimentados pelo medo e pela falta de razões para seguir em frente. Em muitos momentos, tomados pela monotonia e pelo cansaço cotidianos, nos esquecemos de que devemos ser nós mesmos os autores de nossas histórias e nos fazemos de vítima diante das circunstâncias.Colocar a culpa no que é externo e foge ao nosso controle é muito fácil e cômodo, entretanto em nada nos engrandece, apenas nos convence, dia após dia, que nada podemos fazer para mudar nossa realidade e que só nos resta então, esperar, como eternos mendigos, que algo enfim, caia do céu.Mas a vida da gente é apenas o resultado das escolhas que fazemos.Se eu traço objetivos e faço algo para alcançá-los, manterei ocupados o meu tempo e  a minha cabeça,mas se eu me entrego tão facilmente diante dos desafios, serei apenas mais um homem respirando até o dia em que eu me for deste mundo.

- Eu entendo. Já nesta idade, certamente deve estar aposentado e precisa de algo para se distrair.  é realmente uma boa opção ficar aqui para se entreter até a hora de ir para casa almoçar.Se eu fosse o senhor, provavelmente faria a mesma coisa.Ficaria aqui curtindo este ar puro e este céu azul.

- Claro!Você tem toda razão!Este ar e este céu me fazem muito bem! Depois que perdi minha esposa e meu único filho no mesmo acidente que me fez usar pernas mecânicas, não tenho mais com o que me preocupar. A não ser é claro, com estes lindos pombos, que ainda precisam de mim. Com licença, minha querida, o pequeno pacote já está vazio novamente.

                                                                                   

Nenhum comentário: