domingo, 17 de abril de 2011

Complicados e perfeitinhos



Hoje descobri que ninguém é perfeito!
Pode parecer uma afirmação óbvia e ridícula!Mas só à primeira vista!
É unânime essa afirmação.Todo mundo,alguma vez na vida, já encheu a boca pra dizer:”Ninguém é perfeito!”!
Soa bonito.Muito bonito.E alivia um pouco o peso dos nossos defeitos.Amparar nossos próprios defeitos nos defeitos alheios diminui o fardo.
Só que a questão que se faz notável é que todos nós,da mesma forma que já pronunciamos essa frase alguma vez na vida,nos sentindo momentaneamente os reis da cocada preta,também já agimos em total desconformidade com ela.
Quem nunca ouviu falar na tal da grama do vizinho,que parece sempre mais verde que a nossa?!
É disso aí que eu tô falando!
A gente já nasce considerando a premissa de que todos nós somos repletos de defeitos,mas tem gente cujos defeitos os nossos olhos simplesmente não conseguem enxergar.Mas só à primeira vista.
Há pessoas que nos parecem viver vidas perfeitas.Pessoas que foram agraciadas com tudo de melhor que a vida pode oferecer:dinheiro,beleza,saúde,simpatia,boa família,sorte...Enfim,tudo o que todo mundo quer!E a gente fica maravilhado diante de tanta coisa boa!E passa a olhar a pessoa com outros olhos.Sabe aquelas pessoas pelas quais a gente tem uma admiração,uma afeição e simpatiza de graça (não bem de graça)?Então.É assim.Parece que tudo na vida da pessoa é perfeito.Um verdadeiro mar de rosas.E chega a parecer que a própria pessoa é perfeita,e tem toda a felicidade do mundo...!Até a gente passar a ver essa pessoa de perto!
Tenho uma tese:ninguém é bonito de perto!A minha tese era pra beleza física,mas agora serve pras coisas invisíveis aos olhos também.Acabei de decidir!!
Quando você olha mais de perto,as imperfeições começam a aparecer.No físico por causa da fragilidade da maquiagem,e no interno porque você tem agora a oportunidade de ver além da superfície.A pessoa não fingia nada,apenas você não tinha tempo suficiente para que a luz da realidade clareasse as falhas e permitisse que elas transparecessem.
Aí,a gente passa a ver o quanto gostamos de nós mesmos.Dos nossos pais,irmãos,amigos,da nossa casa,da nossa vida.E ficamos tão felizes(momentaneamente).Aí aquela,ou aquelas pessoas perdem o encanto e se tornam meros mortais como nós.Aí a gente cai na real e constata que ninguém é perfeito!
Por mais que pareça que não,todas as pessoas tem algo que não gostaríamos de ter.Cada um com a sua cruz,e com certeza,se pudéssemos escolher, não íamos querer os problemas nem os defeitos dos outros.Preferiríamos os nossos mesmo.
Quando vemos os defeitos alheios,descobrimos as nossas qualidades,porque o outro é ruim no que a gente é bom,e vice-versa.
E é aí que a gente passa se sentir no lugar que antes era do outro.A se admirar e a gostar de você mesmo.A se amar mais que aos outros.
Tudo bem que essa fase de “auto-suficiência” passa rápido,mas antes rápida que não existente! E  ela é fundamental .
O importante é que prevaleça em nós a sabedoria adquirida com a experiência.Ter a certeza de que muitas vezes na vida admiraremos,adoraremos aquilo que nos parecerá sublime,saído dos contos de fadas,aquilo que chega a parecer a verdadeira perfeição.Mas ter,igualmente,a certeza de que o verdadeiro valor está mais além do que os olhos veem num primeiro momento.Faço uma analogia à célebres palavras do inigualável Padre Fábio de Melo:para achar a pedra preciosa,o garimpeiro precisa de muito trabalho,precisa escavar muito,e com persistência.E ainda,assimilo o fato de que as coisas mais belas são as mais profundas,que estão escondidas onde só quem sabe enxergar com a alma poderá ver.Portanto,o que num primeiro olhar parece tão majestoso, é simplesmente o normal ao se usar um novo ponto de vista.
Precisamos ter cuidado e dar valor ao que nós temos.E não ter dúvidas de que apesar de todo o cansaço do dia-a-dia,a gente ama tudo o que é nosso.E mais que tudo,não ter dúvidas de que ninguém é perfeito,porque com a convivência, uma hora ou outra os defeitos vão aparecer!E como vão!

"Veja a vida de outro jeito,nada é fácil nem perfeito...Deixe o sol embaçar os seus olhos,isso te impede de enxergar que o mundo é tão ilusório."

Nenhum comentário: