quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Espelho meu

Nesses últimos dias andei dando uma olhada em alguns blogs que descobri.
Li,refleti,gostei das idéias,opiniões,modos de colocar em palavras tudo o que se vê todos os dias,todas as impressões subjetivas que são criadas a partir dos fatos.
Confesso que enxerguei meu próprio blog com outros olhos.
Tive a impressão de que os outros escritores amadores escrevem muito melhor que eu.
Gosto do estilo deles.
Talvez meu estilo seja dramático.Talvez falte um tom cômico.
Talvez...!Mas é o meu estilo!Faz parte de mim!Cada um tem a sua área.Não ia ter graça se fosse tudo do mesmo jeito!
Posso dizer,sem dúvidas,que a dor desperta inspiração em mim.Escrevo muito melhor quando sou tocada pela reflexão,pelas coisas sérias.Ainda não sei transformar os fatos da vida em textos hilários.
O humor me encanta!Adoro ler textos de quem sabe salpicá-los com a medida exata de humor.Em geral,são pessoas que sabem fazer uma crítica inteligente.
Definitivamente o humor não me desperta inspiração!Ou minha inspiração não é fonte criadora de humor.Como quiserem!
Falo completamente despida de qualquer necessidade de me igualar aos “humoristas”.
Tenho aprendido muitas coisas desde o início da minha juventude.Uma delas é me aceitar,do jeito que eu sou.Sem querer ser melhor que ninguém e muito menos sem querer ser igual aos outros.
Não sei vocês,mas eu não gosto de ser igual.Gosto de me destacar,não pela superioridade,mas pela diversidade.
Hoje posso falar tranquilamente sobre mim,sem medo da opinião alheia.Li tantos textos,sobre tantas pessoas,que acabei me libertando um pouco do meu medo de me mostrar.
E quando às vezes penso que falei demais,lembro-me dos melhores textos que li.Essas pessoas falaram sobre si.E como eu gostei!E como me fez bem!É bom ver que todo mundo passa por situações semelhantes às que passamos.Principalmente quando ainda tá doendo no coração.
A identificação humana é algo muito bom.Pelo menos pra mim.Vejo que não sou a única,vejo que posso seguir,conseguir,e fazer uma história bonita,só minha.Inspirada por outras histórias,mas única.E só minha.
Então,como ia dizendo,hoje posso falar mais sobre mim.Posso descrever meus sentimentos,minhas percepções,minhas fragilidades,sem medo do fantasma que assombra todo mundo:os outros!
Aprendi que posso chorar,que posso me descabelar,que posso xingar,que posso querer jogar tudo pro alto.Que posso estar de mau-humor de vez em quando.Só não posso descontar minha raiva em quem não tem nada com isso e nem desistir de seguir em frente.
As palavras da gente vão muito além do que imaginamos.Um pedido de desculpa pode ser sincero e sinceramente aceito,mas a cicatriz da ferida que foi aberta vai ficar pra sempre no coração das pessoas.Por isso precisamos ter muito cuidado com nossas atitudes para com os demais.
Acho que todos nós temos o direito de nos cansar,de parar um pouco,de esperar a poeira baixar.Mas o que não temos,e jamais teremos,é o direito de desistir.É preciso sempre continuar seguindo em frente,mesmo que as dores ainda mantenham suas sombras por perto,ainda que as coisas não estejam resolvidas,temos que continuar.A vida é uma só.E cabe a cada um de nós tomar conta da sua.Fazer dela o melhor pudermos.  “Não importa em quantos pedaços o seu coração foi partido,o mundo não para para que você o conserte.”
Uma vez ouvi dizer que não temos direito de nos fazer de coitados!Que há tantas pessoas em situações tão piores que as nossas,vivendo vidas em estados extremamente deploráveis.Que acordam muito cedo e dormem muito tarde.Que mesmo diante de toda a tristeza mantêm um sorriso no rosto ou apenas seguem,sem reclamar,sem se fazer de vítimas,trabalhando,tentando construir um futuro melhor.
Isso mexeu comigo.Eu não quero viver a minha vida sendo uma coitada,que toda vez que passa por um problema,apela para a "misericórdia" alheia!Precisar de ajuda é diferente de precisar de dó. 
Eu não quero me fazer de vítima!Você quer?Acho,no mínimo,extremamente egoísta.Mas se você quiser,vá em frente!Cada um faz o que quiser da sua vida!Mas depois também não venha se fazer de vítima quando a tática der errado!Ah é!Esqueci que essa é a sua especialidade!
Bom,mas eu vim aqui pra falar sobre os textos que li,e o que foi que eu disse?! Minha veia dramático-reflexiva veio logo,toda serelepe,tomar conta do pedaço!
Não tem jeito,ela é tão de casa que não faz mais cerimônias! 
E o que é que a gente faz com os parentes que já estão tomando conta do controle remoto?Ou calça a cara e manda embora ou deixa ficar até que resolvam ir!
Vou optar pela segunda opção.







P.S:Cá pra nós:se algum dia ela resolver ir,eu peço pra ficar!;)

Nenhum comentário: